Pular para o conteúdo principal

Van Zona Sul - a experiência de afeto e solução de um grupo de amigos




(Foto de Luiz da Costa Gonçalves Junior)

Nas grandes cidades do Brasil, infelizmente, o deslocamento das pessoas constitui um problema. Os engarrafamentos são constantes afetando a qualidade de vida. Quem usa os meios públicos enfrenta a carência de um sistema que não consegue ser eficaz nem eficiente. O número de carros aumenta e as estradas não crescem na mesma velocidade dos carros. Para enfrentar essa questão alguns colegas de trabalho resolveram dar uma solução que consegue melhorar a qualidade de vida e contribui para diminuir a emissão de gases poluentes.
Assim é a famosa “van zona sul”, como é chamada por eles. Esses amigos alugam uma van com motorista para fazer o transporte diário de ida e volta do trabalho. Esses heróis conseguem desafiar o trajeto zona sul do Rio de Janeiro até a Barra da Tijuca. A organização é primordial. O grupo é dividido entre fixos e avulsos. O pagamento é feito mensalmente e uma planilha é enviada para todos os membros com o comprovante do depósito. No início da manhã e após o almoço, um email da presidente (sim, temos uma!) é enviado para todos os membros para o check list da volta para casa. Quando ela está de férias uma substituta faz o mesmo. Pela manhã, graças ao WhatsApp, as mensagens chegam. Cada um possui um horário e já sabe quando é hora de sair de casa. Os pontos de encontro também são pré fixados para o embarque. Os sons do aplicativo convidam a sair de casa para mais um dia de trabalho. 

Até aqui essa van se parece com as demais. Sim, existem outras pessoas que se organizam desse modo. Porém a charmosa “van zona sul” não é só isso. O diferencial está ligado ao afeto que une os seus membros. A amizade vai crescendo a cada dia. Uma verdadeira família com seus momentos bons e ruins. Em algumas manhãs o silêncio reina. Alguns estão cansados e os que estão despertos respeitam os demais. Em outros dias a conversa flui e os assuntos se intercalam seguidos de risadas e comentários jocosos. Cada um possui um nick name que foi criado em conjunto e merece outra crônica. Nos dias de festa um cd da Xuxa anima todos enquanto os quitutes e bebidas vão passando de um banco para o outro. Tudo é compartilhado. Nos momentos de tristeza o apoio é certeiro. Não tem tempo ruim. Durante o trajeto alguns filmes são vistos e comentados depois. E quando a trama é boa a gente quase não quer que chegue logo, afinal, queremos ver onde a estória vai nos levar.

Uma solução cotidiana pode mudar as nossas vidas. E o tema de hoje é para lembrar que a amizade é um tesouro que consegue transformar a nossa luta diária. A van é a representação material de um esforço comum, de energia, de força. Esses guerreiros decidiram investir na qualidade de vida. E quando o trânsito fica terrível e não se passa nem a primeira marcha uma parada para a pipoca é sempre uma boa saída.
Estamos fazendo quilômetros de estrada e ao mesmo tempo colocando em prática a realização do ideal de ser feliz. Uma felicidade possível quando deixamos de olhar somente para nós. Nem todos podem fazer isso, sabemos. Existem longas distâncias de asfalto e de mentes entre muitas pessoas. Quem sabe se deixássemos de olhar somente o problema pessoal até os transportes públicos não mudariam. Como disse Henry Ford: “Não encontro defeitos. Encontro soluções. Qualquer um sabe queixar-se.”


O final de semana começa. Aproveite! De preferência ao lado de alguém que te faz bem.

Nivea Oliveira

Comentários

  1. Lindo, Lindo, Lindo d+ querida menina Nivea!!!
    Ai que texto lindo, fiquei muito emocionada, porque realmente é a realização de um sonho poder ir e vir ao lado de pessoas tão sensacionais e importantes na minha vida. Pessoas que me fazem ter força de continuar, mesmo quando o corpo e a mente não querem. Uma benção e dádiva nos dias atuais :)
    Vida longa a VZSul e Muitos momentos abençoados para todos nós!
    Grazie mille carina!!! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos em frente escrevendo a nossa vida através do agir! Obrigada!

      Excluir
  2. Adorei, menina Nívea!
    Cada um na van tem suas qualidades, defeitos e histórias de vida. E é essa combinação louca que dá super certo!
    É muito bom ter o "escape" das risadas na volta pra casa após um dia cansativo de trabalho.
    Tamu junto!
    Bjs, Brubru ou Mrs. P... (pra não perder a graça dos avatares...).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As diferenças é que tornam o convívio interessante porque somos obrigados a nos colocar no lugar dos demais. Exercício difícil às vezes, porém é valioso.

      Excluir
  3. A vida está aí, o que se faz com ela é que nos diferencia. Nós escolhemos sorrir, apesar do dia exaustivo, apesar das cobranças, apesar do engarrafamento nosso de cada dia, apesar dos pesares. Adorei a síntese do que somos, um grupo de pessoas de bem com a vida que, mesmo quando assim não estamos, viramos motivo de risada de nós mesmos. Um grupo coeso, forte, determinado e de bom coração. Fiquei honrada com a citação "substituta", ��, se bem que VP era mais chique... são tantas atribuições! Nossa Presoy merece as palmas, por ser a criadora e mantenedora desta grande família. E viajar com você, menina Nívea, todos os dias, é um prazer. Parabéns! Beijos, Mari (ou Mel, para os vanzeiros).

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre esperança e esperançar segundo Paulo Freire

Bom dia com Mario Sergio Cortella e Paulo Freire: “Como insistia o inesquecível Paulo Freire, não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos nesse momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações as pessoas acham que não tem mais jeito, que não tem alternativa, que a vida é assim mesmo… Violência? O que posso fazer? Espero que termine… Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam… Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam… Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem… Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo. E, se há algo que Paulo Freire fez o tempo todo, foi incendiar a nossa urgência de esperanças

Marcos Caruso e Nivea Oliveira

Hoje a aula foi com ele. Caruso nos falou sobre o respeito que devemos ter enquanto profissionais. A arte exige de nós uma disciplina e constância. Uma ponte para a arte, para o ofício de criação.  Bom final de semana leitor!

Encontro vitalizante

Às vezes não precisamos de grandes mudanças em nossas vidas de imediato.  Pequenos ajustes podem alterar rotas desde que estejamos disponíveis a nos melhorarmos. Aqui estou com a escritora Heloisa Freitas, autora de As Marcas do Sucesso e Verônica que está buscando a realização de seu sonho na carreira de Veterinária. A troca de energia positiva e foco no melhor resultado possível conduziu esse momento. O que vem após as tentativas de mudança é o que nos impulsiona. Ótimo final de semana leitores!