Pular para o conteúdo principal

Estamos vivos porque significamos. Busque a gêneses do sofrimento e não se distraia com o que irradia dele. Na origem está a chave da libertação pessoal. Nivea Oliveira



O universo nos impulsiona criando encontros e desencontros. Cada um de nós chega à vida do outro na hora certa. Estamos no mês de agradecimentos. Estamos encerrando um ciclo.
Encontrar-se consigo mesmo é também um milagre da vida. Gostar da própria companhia é muito bom.
Vamos agradecer àquela pessoa que está conosco há anos: nós mesmos.
O tempo não conhece o calendário. O homem inventou o calendário para controlar o amigo tempo que sorri diante de nós todos os dias nos mostrando os seus efeitos.




Abrace a si mesmo e imagine boas energias para as pessoas que estão próximas ou não de nós mesmos (estamos todos próximos, mesmo longe fisicamente).  A imaginação não é um esconderijo. É cerne de vida. E a vida deve ser vivida e compartilhada. 
Nesses dias que se aproximam das festas de final de ano alguns não irão sorrir muito, mas estarão vivos. Refiro-me àquelas pessoas que perderam bens materiais e ficaram desolados. Refiro-me também àqueles que perderam entes queridos por vários motivos. Vida é energia. É sobre energia que estou falando. Daquele sentimento que não compramos nos supermercados. Se nos colocamos do lado de fora não entenderemos as pessoas. É preciso sentir o calor dos calçados do outro para tentar o diálogo. O Natal, mais do que uma festa, é um momento de reflexão. Para todos aqueles que perderam o trabalho, a vida, amores e oportunidades desejo o silêncio habitado pela esperança. Não faça do sofrimento um caminho. Não pergunte a si mesmo como determinada coisa pode ter ocorrido. Se pergunte por que ocorreu. Essa resposta nos ajudará a buscar o nosso caminho, respeitando o movimento do universo. Muitas mudanças não são determinadas por nós, mas devem parecer assim para que possamos ir adiante. Não somos marionetes do destino. Somos almas pensantes e todo o nosso agir modifica o agir do outro e vice versa. A sabedoria do entendimento não diminui as dores. A sabedoria dá às dores um significado. Estamos vivos porque significamos. Busque a gêneses do sofrimento e não se distraia com o que irradia dele. Na origem está a chave da libertação pessoal. 
Nivea Oliveira


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre esperança e esperançar segundo Paulo Freire

Bom dia com Mario Sergio Cortella e Paulo Freire: “Como insistia o inesquecível Paulo Freire, não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos nesse momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações as pessoas acham que não tem mais jeito, que não tem alternativa, que a vida é assim mesmo… Violência? O que posso fazer? Espero que termine… Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam… Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam… Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem… Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo. E, se há algo que Paulo Freire fez o tempo todo, foi incendiar a nossa urgência de esperanças

Marcos Caruso e Nivea Oliveira

Hoje a aula foi com ele. Caruso nos falou sobre o respeito que devemos ter enquanto profissionais. A arte exige de nós uma disciplina e constância. Uma ponte para a arte, para o ofício de criação.  Bom final de semana leitor!

Encontro vitalizante

Às vezes não precisamos de grandes mudanças em nossas vidas de imediato.  Pequenos ajustes podem alterar rotas desde que estejamos disponíveis a nos melhorarmos. Aqui estou com a escritora Heloisa Freitas, autora de As Marcas do Sucesso e Verônica que está buscando a realização de seu sonho na carreira de Veterinária. A troca de energia positiva e foco no melhor resultado possível conduziu esse momento. O que vem após as tentativas de mudança é o que nos impulsiona. Ótimo final de semana leitores!