Pular para o conteúdo principal

Dica de leitura - Carlos Heitor Cony - A Tarde da Sua Ausência




Os livros do Cony sempre me fazem bem porque ele escreve de uma maneira aparentemente simples e consegue nos levar para um universo profundo das reflexões sobre o amor, as relações familiares além de nos dar uma aula de História. Nesse livro, em particular, os personagens são pessoas como nós e a ausência de perfeição reforça as nossas limitações.

"Com Dalva, a relação era de indiferença. Os dez anos que as separavam não criaram recordações comuns de infância. Quando se tornou moça, a irmã já estava casada e logo seria mãe. Dalva não chegava a ser uma estranha para ela, mas Vera era uma estranha para a irmã, assim como era para os outros."

"O regresso de Vera reabria a ferida parcialmente fechada (...)"

Na trama temos os novos ricos que populavam Ipanema e a relação dessas famílias com o dinheiro. Depois vem o declínio econômico e afetivo para alguns.
Uma boa dica de presente. É um daqueles livros que você pede para ninguém falar contigo e o celular que insiste  em te atrair vai esperar mais um pouquinho pela tua resposta. Leitura é viagem e não merece distração!
Boa tarde e boa leitura!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre esperança e esperançar segundo Paulo Freire

Bom dia com Mario Sergio Cortella e Paulo Freire: “Como insistia o inesquecível Paulo Freire, não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos nesse momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações as pessoas acham que não tem mais jeito, que não tem alternativa, que a vida é assim mesmo… Violência? O que posso fazer? Espero que termine… Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam… Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam… Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem… Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo. E, se há algo que Paulo Freire fez o tempo todo, foi incendiar a nossa urgência de esperanças

Marcos Caruso e Nivea Oliveira

Hoje a aula foi com ele. Caruso nos falou sobre o respeito que devemos ter enquanto profissionais. A arte exige de nós uma disciplina e constância. Uma ponte para a arte, para o ofício de criação.  Bom final de semana leitor!

Encontro vitalizante

Às vezes não precisamos de grandes mudanças em nossas vidas de imediato.  Pequenos ajustes podem alterar rotas desde que estejamos disponíveis a nos melhorarmos. Aqui estou com a escritora Heloisa Freitas, autora de As Marcas do Sucesso e Verônica que está buscando a realização de seu sonho na carreira de Veterinária. A troca de energia positiva e foco no melhor resultado possível conduziu esse momento. O que vem após as tentativas de mudança é o que nos impulsiona. Ótimo final de semana leitores!