Pular para o conteúdo principal

Os animais


Sabemos amar como os animais?

O sentimento que nos une aos animais são como joias raras que devemos conservar. Minha paixão pelos cães sempre foi uma constante. O amor incondicional vivido pelos cachorros é algo extraordinário. Temos muito o que aprender com eles.


Tive poucos cães, no total quatro. A minha vida era sempre pontuada por constantes mudanças. Alguns cães marcaram a minha vida durante o convívio que tivemos.As despedidas são sempre difíceis e ao deixar minha família da Escócia eu fiquei com o coração partido. Helen, Alistair, Fiona, Tara e Molly vivem em meu coração. Megan, o labrador da casa dormia em frente ao meu quarto. Abaixo um trecho do livro onde falo sobre ela:


"No dia que fui embora Helen me levou à praça principal onde eu tomaria o ônibus que me conduziria para Glasgow. Megan me olhava pelo vidro. Chamei-a com alegria. Mas Megan não desceu do carro, contrariamente das outras vezes em que ela descia velozmente ao ouvir o meu chamado. Megan sabia que eu estava partindo. Chorei muito e ainda vejo o seu olhar triste e fixo diante de mim. Os animais simplesmente sabem. Nós tentamos sempre interpretar os fatos e muitas vezes nos enganamos." (Uma Ponte Para Você - Nivea Oliveira - 2014)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.” - Cora Coralina

“Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça", já dizia a nossa querida Cora Coralina. Como recriar a vida se não temos nem tempo para viver direito? Esse foi o questionamento de uma pessoa outro dia. O que significa viver para você? Devolvi a pergunta com outra indagação. E a pessoa se confundiu. E depois quis saber mais. Usar trechos de livros, poemas e reportagens pode ter um efeito balsâmico em nossas existências apressadas. Nesses tempos de pedras e rosas encontrar um sinal positivo é fundamental. Existe um apelo constante para nos fundirmos com as mazelas da nossa sociedade em detrimento do que nos eleva. O trabalho do escritor é observar esses movimentos, sem avaliações. Recomeçar pode ser difícil demais se não temos consciência da dor.  Se não entendermos o que é real e o que desejam que acreditemos. Se pegarmos essa dor em nossas mãos, conversarmos com ela e aprendermos com o que estamos v

A diferença entre esperança e esperançar segundo Paulo Freire

Bom dia com Mario Sergio Cortella e Paulo Freire: “Como insistia o inesquecível Paulo Freire, não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos nesse momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações as pessoas acham que não tem mais jeito, que não tem alternativa, que a vida é assim mesmo… Violência? O que posso fazer? Espero que termine… Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam… Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam… Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem… Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo. E, se há algo que Paulo Freire fez o tempo todo, foi incendiar a nossa urgência de esperanças

Marcos Caruso e Nivea Oliveira

Hoje a aula foi com ele. Caruso nos falou sobre o respeito que devemos ter enquanto profissionais. A arte exige de nós uma disciplina e constância. Uma ponte para a arte, para o ofício de criação.  Bom final de semana leitor!