Pular para o conteúdo principal

Saúde é muito mais do que comer batata doce!


Hoje pela manhã fui correr bem cedinho, como de costume. E, mais uma vez vi o sol nascer. Um espetáculo da natureza que comecei a valorizar mais depois de conversar com um amigo de outro país, que tem como hábito ver o sol nascer e se por, todos os dias. Ele tem a sorte de morar num local onde esse hábito não costuma ser modificado em função da violência e segue adiante no seu propósito sem grandes problemas. Eu gostaria de compartilhar momentos assim com vocês mas confesso que a coragem de enfrentar situações de violência me abandona em determinados dias.

Hoje, enquanto o sol dava o seu espetáculo matutino e eu respirava a brisa do mar, tive um insight sobre a nossa saúde. Saúde é muito mais do que comer batata doce e ver o sol nascer. Saúde é um conjunto de elementos combinados que garantem um bem estar. Ações isoladas que no conjunto fazem a diferença.



A paz é um elemento chave para a nossa saúde. O bem estar geral do nosso país está sendo ameaçado. As pessoas estão adoecendo porque não conseguem ter o mínimo necessário para ver o sol nascer em suas vidas. Sem medo, sem amarras. Estamos com os músculos retesados diante do medo. O que podemos fazer para não perdermos a nossa saúde diante de situações que não dependem do nosso controle? Vale a pena abandonar os próprios sonhos de felicidade sem uma tentativa concreta de superação?

Desejo uma ótima semana para vocês amigos e leitores. Para alguns talvez não seja possível acordar cedo e ver o nosso astro rei surgir no horizonte. Mas não deixem de perseguir a saúde. Não desanimem, por favor! Façam nascer o sol em seus corações. Fechem os olhos e imagem a paisagem favorita de vocês.

O mundo pode ser modificado porque ele segue o caminho que nasce das nossas escolhas.
#Maison de la Parole
# Nivea Oliveira
# Salute
# Pensiero Positivo
#Escrita afetiva

#Scrittura Creativa

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre esperança e esperançar segundo Paulo Freire

Bom dia com Mario Sergio Cortella e Paulo Freire: “Como insistia o inesquecível Paulo Freire, não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos nesse momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações as pessoas acham que não tem mais jeito, que não tem alternativa, que a vida é assim mesmo… Violência? O que posso fazer? Espero que termine… Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam… Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam… Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem… Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo. E, se há algo que Paulo Freire fez o tempo todo, foi incendiar a nossa urgência de esperanças

Van Zona Sul - a experiência de afeto e solução de um grupo de amigos

(Foto de Luiz da Costa Gonçalves Junior) Nas grandes cidades do Brasil, infelizmente, o deslocamento das pessoas constitui um problema. Os engarrafamentos são constantes afetando a qualidade de vida. Quem usa os meios públicos enfrenta a carência de um sistema que não consegue ser eficaz nem eficiente. O número de carros aumenta e as estradas não crescem na mesma velocidade dos carros. Para enfrentar essa questão alguns colegas de trabalho resolveram dar uma solução que consegue melhorar a qualidade de vida e contribui para diminuir a emissão de gases poluentes. Assim é a famosa “ van zona s ul”, como é chamada por eles. Esses amigos alugam uma van com motorista para fazer o transporte diário de ida e volta do trabalho. Esses heróis conseguem desafiar o trajeto zona sul do Rio de Janeiro até a Barra da Tijuca. A organização é primordial. O grupo é dividido entre fixos e avulsos. O pagamento é feito mensalmente e uma planilha é enviada para todos os membros com o comprova...

Marcos Caruso e Nivea Oliveira

Hoje a aula foi com ele. Caruso nos falou sobre o respeito que devemos ter enquanto profissionais. A arte exige de nós uma disciplina e constância. Uma ponte para a arte, para o ofício de criação.  Bom final de semana leitor!