Pular para o conteúdo principal

Terra sofre ameaça potencial de impacto de 500 asteroides.


Ser grande é abraçar uma causa, já dizia alguém. Mas, sobretudo lutar por um mundo melhor, para deixarmos um planeta mais bonito do que encontramos. Às vezes esse ideal nos parece impossível diante de tantas ameaças.
Nos jornais de hoje uma notícia nos chama a atenção para o quanto somos indefesos no universo. Cem anos? Mas nós não estaremos mais aqui. Alguém estará. Com sonhos e dúvidas exatamente como nós.

O que nos torna grande é ter a consciência desses riscos enquanto que os animais vivem os dias sem esse peso sob as costas, respondendo aos apelos do instinto.
Tentar ser mais forte do que a condição humana é um desafio utópico?
Antes de responder vamos iniciando a semana nesse baile divino que é a vida, que constantemente muda de ritmo exigindo sempre o melhor de nós. Não podemos controlar tudo! Isso pode ser um ponto de partida para a tolerância. 

Boa semana leitores!


Ilustração feita pela Agência Espacial Europeia mostra asteroides passando próximo da Terra (Foto: ESA/P.Carril)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.” - Cora Coralina

“Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça", já dizia a nossa querida Cora Coralina. Como recriar a vida se não temos nem tempo para viver direito? Esse foi o questionamento de uma pessoa outro dia. O que significa viver para você? Devolvi a pergunta com outra indagação. E a pessoa se confundiu. E depois quis saber mais. Usar trechos de livros, poemas e reportagens pode ter um efeito balsâmico em nossas existências apressadas. Nesses tempos de pedras e rosas encontrar um sinal positivo é fundamental. Existe um apelo constante para nos fundirmos com as mazelas da nossa sociedade em detrimento do que nos eleva. O trabalho do escritor é observar esses movimentos, sem avaliações. Recomeçar pode ser difícil demais se não temos consciência da dor.  Se não entendermos o que é real e o que desejam que acreditemos. Se pegarmos essa dor em nossas mãos, conversarmos com ela e aprendermos com o que estamos v

A diferença entre esperança e esperançar segundo Paulo Freire

Bom dia com Mario Sergio Cortella e Paulo Freire: “Como insistia o inesquecível Paulo Freire, não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos nesse momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações as pessoas acham que não tem mais jeito, que não tem alternativa, que a vida é assim mesmo… Violência? O que posso fazer? Espero que termine… Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam… Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam… Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem… Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo. E, se há algo que Paulo Freire fez o tempo todo, foi incendiar a nossa urgência de esperanças

Marcos Caruso e Nivea Oliveira

Hoje a aula foi com ele. Caruso nos falou sobre o respeito que devemos ter enquanto profissionais. A arte exige de nós uma disciplina e constância. Uma ponte para a arte, para o ofício de criação.  Bom final de semana leitor!