Pular para o conteúdo principal

Família - a busca


Hoje relembro aqui um momento com minha família que tanto amo e me apoia. Família é uma estrutura bacana, que tem o poder de sustentar os nossos sonhos e nos deixarmos focados no objetivo final. Nascemos ao lado de pessoas que vieram com a missão de ser nossos parentes nessa terra e dividir conosco uma parte da existência.

Em relação à minha família, nem tudo é perfeito: por exemplo, a logística dos nossos encontros é complicada porque estamos fisicamente longe um dos outros e os encontros exigem esforço de todos. Mas quando estamos juntos essa distância sai de cena.

A foto em questão foi feita há muitos meses mas a nossa conexão está funcionando a todo vapor. Os nossos laços são espirituais. 

Se você não tem uma família concreta poderá criar a sua, mantendo-se conectado com pessoas positivas, que acrescentem algo à sua existência.

Em minha jornada de trabalho pelo mundo criei outras "famílias", amigos verdadeiros com os quais mantenho contato até hoje e com os quais posso dividir momentos e conquistas. Foi um modo de atenuar a saudade sem desistir dos compromissos que eu havia assumido. A quantidade aqui não tem um peso forte. A qualidade é que garante que os raros encontros sejam interessantes e energizantes. Não importa se o afeto é baseado em laços sanguíneos ou não. O vínculo emocional que nos impulsiona a ir adiante é que nos torna mais humanos.

Mas, se nem amigos você acredita ter seja seu melhor amigo, diariamente, com carinho. Estamos em constante mudança e o amor a si mesmo é um agente transformador. Um dia, quem sabe, você não consegue acordar e ver que tudo mudou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A diferença entre esperança e esperançar segundo Paulo Freire

Bom dia com Mario Sergio Cortella e Paulo Freire: “Como insistia o inesquecível Paulo Freire, não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos nesse momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações as pessoas acham que não tem mais jeito, que não tem alternativa, que a vida é assim mesmo… Violência? O que posso fazer? Espero que termine… Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam… Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam… Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem… Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo. E, se há algo que Paulo Freire fez o tempo todo, foi incendiar a nossa urgência de esperanças

Van Zona Sul - a experiência de afeto e solução de um grupo de amigos

(Foto de Luiz da Costa Gonçalves Junior) Nas grandes cidades do Brasil, infelizmente, o deslocamento das pessoas constitui um problema. Os engarrafamentos são constantes afetando a qualidade de vida. Quem usa os meios públicos enfrenta a carência de um sistema que não consegue ser eficaz nem eficiente. O número de carros aumenta e as estradas não crescem na mesma velocidade dos carros. Para enfrentar essa questão alguns colegas de trabalho resolveram dar uma solução que consegue melhorar a qualidade de vida e contribui para diminuir a emissão de gases poluentes. Assim é a famosa “ van zona s ul”, como é chamada por eles. Esses amigos alugam uma van com motorista para fazer o transporte diário de ida e volta do trabalho. Esses heróis conseguem desafiar o trajeto zona sul do Rio de Janeiro até a Barra da Tijuca. A organização é primordial. O grupo é dividido entre fixos e avulsos. O pagamento é feito mensalmente e uma planilha é enviada para todos os membros com o comprova...

Marcos Caruso e Nivea Oliveira

Hoje a aula foi com ele. Caruso nos falou sobre o respeito que devemos ter enquanto profissionais. A arte exige de nós uma disciplina e constância. Uma ponte para a arte, para o ofício de criação.  Bom final de semana leitor!