Pular para o conteúdo principal

Para ser insubstituível é preciso ser diferente




Estamos concluindo uma reforma lá em casa. A convivência com a bagunça é leve porque uma new house já ganha nova forma. Caixas, caixinhas, bolsas, bolsinhas, tudo repleto de coisas que usamos de vez em quando. A gente vai acumulando “gordura material” ao longo do tempo, como se fossemos um “Tio Patinhas” de bugigangas. 

Minha alma de escritora me leva sempre a refletir sobre as mínimas coisas, até quando arrumo o meu espaço caseiro eu busco algo que possa servir aos meus leitores. Nós escritores temos esse compromisso com voces. E dessa vez, o tema surgiu da forma dos objetos que eu arrumava. O momento me remeteu ao passado, quando eu morava em Torino, na Itália. Eu atuava como “mediatrice culturale”, mediadora cultural, uma figura profissional, diplomada pela agência competente local, que servia de traço de união entre as diferenças culturais dos imigrantes e o Estado italiano. Naquele então a imigração brasileira não era tão volumosa em minha cidade e acabei atuando em algumas questões africanas, pelo fato de participar de projetos na África, e ter a cidadania do coração. Acredito que a gente não precisa nascer num lugar para conhecê-lo e aprender a amá-lo. Foi um tempo de muitas caixinhas quadradas e redondas. Quando aparecia uma caixa amassada então... a coisa ficava feia. Até entre os mediadores as diferenças eram ressaltadas em algumas situações. Não existe mesmo a ausência de conflito. Mas o conflito em si é positivo porque nos ajuda a crescer. 

Formas diferentes quando são colocadas juntas são bonitas, ao meu ver. Porém, tive que conviver com pessoas que acreditava que o mundo deveria ser feito de caixinhas redondas e com outras pessoas que almejava um mundo de caixas quadradas. Sob o olhar das Artes as diferenças são pérolas de boas tramas, tintas, formas. Já imaginou uma peça teatral com todos os atores sem nenhum conflito ideológico entre eles? Os quadros monocromáticos existem mas eu prefiro aqueles que jogam com as tintas buscando novas nuances. O fato de eu pensar assim não me permite que eu espere que o outro também tenha esse viés em relação às diferenças. O respeito deve estar presente num momento de conflito. E a forma da nossa caixa deve ser decisão nossa. Tem espaço para todos.

Lendo os jornais recentemente percebi que esse respeito mútuo pelo diferente parece estar ameaçado aqui no Brasil também. Nunca fomos a ilha da fantasia em termos de convivência, o racismo esteve sempre ocultado por outras virtudes que vendemos ao mundo como exclusivamente nossas, porém a convivência entre os diferentes era um caminho que nasceu do encontro das diferentes culturas. Quando os portugueses chegaram ao Brasil encontraram os índios, não a nossa raça. Os brasileiros vieram de estirpes diversas. Somos uma colcha de retalhos, muito bonita ao meu ver. O que está acontecendo conosco?


Não gosto muito da palavra tolerância. Tolerar me parece forçar uma situação que nos é  imposta. Entender sob a luz do conhecimento me traz mais conforto. Consigo perceber que no fundo a crença do outro é tão importante como a minha, assim como a cor que ele escolheu para a sua casa, as roupas que comprou, os programas que fazem ou não fazem nos finais de semana.... enfim,a lista é infinita. Graças a Deus, gente!! Alguém já disse que para ser insubstituível precisa ser diferente. Queremos mesmo a monocromia? E as demais cores?

Estamos avançando em muitos setores. O nosso eu profundo precisa dar um passo adiante. O outro vai existir. Eu gostando ou não. As escolhas do outro, se não me afetam diretamente, deveriam ser vistas como escolhas pessoais. Se a gente começar a se sentir ameaçado somente em ver duas pessoas se beijando ou proclamando uma fé diferente aí a coisa vai ficar mal. O processo de evolução irá adiante. Que tal fazer disso uma linda viagem da nossa existência?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.” - Cora Coralina

“Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça", já dizia a nossa querida Cora Coralina. Como recriar a vida se não temos nem tempo para viver direito? Esse foi o questionamento de uma pessoa outro dia. O que significa viver para você? Devolvi a pergunta com outra indagação. E a pessoa se confundiu. E depois quis saber mais. Usar trechos de livros, poemas e reportagens pode ter um efeito balsâmico em nossas existências apressadas. Nesses tempos de pedras e rosas encontrar um sinal positivo é fundamental. Existe um apelo constante para nos fundirmos com as mazelas da nossa sociedade em detrimento do que nos eleva. O trabalho do escritor é observar esses movimentos, sem avaliações. Recomeçar pode ser difícil demais se não temos consciência da dor.  Se não entendermos o que é real e o que desejam que acreditemos. Se pegarmos essa dor em nossas mãos, conversarmos com ela e aprendermos com o que estamos v

A diferença entre esperança e esperançar segundo Paulo Freire

Bom dia com Mario Sergio Cortella e Paulo Freire: “Como insistia o inesquecível Paulo Freire, não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos nesse momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações as pessoas acham que não tem mais jeito, que não tem alternativa, que a vida é assim mesmo… Violência? O que posso fazer? Espero que termine… Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam… Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam… Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem… Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo. E, se há algo que Paulo Freire fez o tempo todo, foi incendiar a nossa urgência de esperanças

Marcos Caruso e Nivea Oliveira

Hoje a aula foi com ele. Caruso nos falou sobre o respeito que devemos ter enquanto profissionais. A arte exige de nós uma disciplina e constância. Uma ponte para a arte, para o ofício de criação.  Bom final de semana leitor!