Pular para o conteúdo principal

Comece o dia consigo mesmo


Caro leitor, bom dia!
Hoje o convite é para começar o dia com você mesmo. O dia já começou há algumas horas mas eu insisto em dizer que estamos sempre diante do novo, de novas possibilidades. Você me dirá: "Mas é claro que começo o dia comigo mesmo!" Será que começa mesmo? 

Antes de responder a essa pergunta, reflita sobre os atos que repetimos a cada manhã. O novo dia é sempre uma oportunidade a mais para que possamos nos melhorar, vencer, lutar, encerrar algo, começar um novo desafio, enfim, um novo dia é a esperança em ação. Comece o dia olhando-se no espelho. Se a imagem não for nítida, insista em melhorar a resolução. Cuide de si, seja seu maior fã e faça um up grade. Haverá sempre um apelo para que você se deixe da lado mas resista. Nessas coisas a gente não depende de ninguém.

Comece o dia consigo mesmo, seja seu melhor amigo. Sinta o banho quente ou frio, escove os dentes sentindo o frescor do creme dental e sorva o seu café da manhã lentamente. Pegue aquela lista feita no final do ano passado. Você já deu algum passo adiante? Já começou o exercício? Já fez as pazes com quem devia? E a dieta? lá fora a vida nos espera e devemos ir ao encontro dessa vida com otimismo e alegria mas sabendo a direção que estamos tomando.

Não vai dar para mudar tudo. Você talvez vai tentar fazer as pazes e descobrirá que o outro parou no tempo e que ainda remói amarguras. A academia pode estar cara demais e a grana anda curta ou os horários atuais do teu não são compatíveis com a distância que você percorre do trabalho para casa e vice versa. A dieta é sempre adiada porque os finais de semana são repletos de festas ou você gosta de enfiar o pé na jaca porque afinal ninguém é de ferro. 

Que tal ao tentar fazer fazer as pazes com o outro experimentar não controlar a reação dele? E quanto ao exercício, a internet está cheia de vídeos com exercícios caseiros, ainda pode usar as escadas e fazer mais caminhadas. Você já pensou nisso? Os alimentos gordurosos não entram em nossa casa sem o nosso consentimento e como a gente se comporta nas festas é uma imposição nossa.Como você anda fazendo compras ultimamente?

A escolha pelo otimismo, pela saúde, pela paz não é viver fora da realidade. É observar a vida e tentar mudar algumas coisas através de pequenas atitudes. É mudar a gente primeiro porque essa mudança depende somente de nós. Mudando a si mesmo iremos, de certa forma, mudar o mundo porque é na sociedade que agimos. Vamos ao desafio dessa semana? Me diga qual foi o item que você vai triar do papel. Tente fazer algo que está nessa lista aí. 2015 já está chegando no mês de abril. 
Diga-me como se sentiu depois. Vamos air da inércia! O meu desafio dessa semana é terminar o meu livro de 2015. Me cobrem, viu!Vocês todos já estão convidados para o lançamento!

Nivea Oliveira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

“Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça.” - Cora Coralina

“Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça", já dizia a nossa querida Cora Coralina. Como recriar a vida se não temos nem tempo para viver direito? Esse foi o questionamento de uma pessoa outro dia. O que significa viver para você? Devolvi a pergunta com outra indagação. E a pessoa se confundiu. E depois quis saber mais. Usar trechos de livros, poemas e reportagens pode ter um efeito balsâmico em nossas existências apressadas. Nesses tempos de pedras e rosas encontrar um sinal positivo é fundamental. Existe um apelo constante para nos fundirmos com as mazelas da nossa sociedade em detrimento do que nos eleva. O trabalho do escritor é observar esses movimentos, sem avaliações. Recomeçar pode ser difícil demais se não temos consciência da dor.  Se não entendermos o que é real e o que desejam que acreditemos. Se pegarmos essa dor em nossas mãos, conversarmos com ela e aprendermos com o que estamos v

A diferença entre esperança e esperançar segundo Paulo Freire

Bom dia com Mario Sergio Cortella e Paulo Freire: “Como insistia o inesquecível Paulo Freire, não se pode confundir esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Aliás, uma das coisas mais perniciosas que temos nesse momento é o apodrecimento da esperança; em várias situações as pessoas acham que não tem mais jeito, que não tem alternativa, que a vida é assim mesmo… Violência? O que posso fazer? Espero que termine… Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam… Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam… Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem… Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo. E, se há algo que Paulo Freire fez o tempo todo, foi incendiar a nossa urgência de esperanças

Marcos Caruso e Nivea Oliveira

Hoje a aula foi com ele. Caruso nos falou sobre o respeito que devemos ter enquanto profissionais. A arte exige de nós uma disciplina e constância. Uma ponte para a arte, para o ofício de criação.  Bom final de semana leitor!